José Afonso Garcia
Escola: IST-UL
Mandato 2022-2023
José Afonso Garcia assumiu funções como o 14º Presidente da Direção-Geral da AAUL. Iniciou o seu percurso na Universidade de Lisboa ao ingressar em 2019 na Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores no Instituto Superior Técnico.
Envolveu-se em vários projetos associativos no IST e na Universidade. Foi Embaixador do IST no Encontro Nacional de Estudantes de Informática em 2019, Marketing Manager da AISEC in Lisboa ISEG em 2020, Colaborador da AEIST - Associação do Estudantes do Instituto Superior Técnico - em 2021, Membro do Núcleo Estudantil de Engenharia Informática do IST e esteve na organização da Semana Empresaria e Tecnológica do IST em 2022. Foi também membro da Assembleia de Escola do IST de 2020 a 2022, membro por inerência do Senado e candidato ao Conselho Geral da Universidade de Lisboa em 2021.
Iniciou em 2021 o seu percurso na AAUL, primeiro enquanto Vogal para as Secções Autónomas e posteriormente enquanto Vice-Presidente da Gestão Interna (coordenando os pelouros da Comunicação, Relações Internas e Integração Académica).
José Afonso Garcia assumiu a presidência da AAUL em junho de 2022, com Tomás Antunes, Ana Cruz e Diogo Ferreira Leite como Vice-Presidentes, Sara Fernandes como Tesoureira (tendo sido posteriormente substituída por Miguel Cardoso) e Joice Bernardo como Secretária-Geral da Direção-Geral. Na Mesa da Assembleia Magna contou com o antigo Presidente da DG Miguel de Sousa Afonso e com o Presidente da AAMDL Gonçalo Felizardo com Presidente do Conselho Fiscal da AAUL. O seu mandato procurou dar seguimento aos eixos delimitados no mandato anterior e continuar o trabalho de efetivação e evolução da estrutura.
O restabelecimento dos fundos do IPDJ permitiu um reforço na organização das atividades recreativas e culturais da Associação, tendo ao longo do mandato sido possível organizar uma série de atividades de grande dimensão. De destacar a organização da Festa de Halloween em parceria com a Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da ULisboa e a organização do Festival Solidário Viver ULisboa no Estádio Universitário de Lisboa. De destacar também a organização do Concurso de Talentos da Universidade de Lisboa, que contou com uma participação expressiva da comunidade estudantil.
Ao nível de atividades de caráter formativo e académico de destacar a organização da 1ª Feira da Mobilidade de AAUL no Centro Académico do Caleidoscópio, que deu a conhecer aos estudantes da Universidade os vários programas de mobilidade existentes na nossa Universidade. A organização da 7ª Edição dos Estados Gerais da AAUL que ocorreu ao longo dos dias 14, 15 e 16 de fevereiro de 2023 que contou com uma série de oradores reconhecidos do mundo académico e político, tendo o evento terminado na celebração do 16º aniversário da AAUL com a realização de um momento de debate e reflexão com os antigos presidentes da estrutura. A Direção-Geral também promoveu uma série de momentos de formação dos seus dirigentes e das Associações de Estudantes da ULisboa, como a organização do Fim de Semana da AAUL e formações de apoio à construção de candidaturas do IPDJ.
A Política Educativa também assumiu uma dimensão relevante no mandato. Tendo a Direção-Geral ao longo do seu tempo em funções reunido com todos os Grupos Parlamentares da Assembleia da República, com o executivo da Câmara Municipal de Lisboa e as várias Juntas de Freguesia da Cidade de forma a levar os problemas e necessidades dos estudantes diretamente aos decisores políticos.
As Secções Autónomas da AAUL também conseguiram reforçar a sua atividade, em particular a Secção ULisboa Solidária que ao longo do mandato organizou uma série de atividades de sensibilização e solidariedade. Tendo sido também concretizadas a criação de duas novas Secções, a Secção Autónoma de Direitos Humanos e o Núcleo da Paz Interior.
No contexto da crise socioeconómica que afetou de forma muito incisiva a comunidade da Universidade de Lisboa foi necessário que a AAUL assumisse uma postura mais reivindicativa numa série de momentos. Para começar, a política imposta pela Universidade de Lisboa de cobrar às AAEEs a utilização de espaços para realização de atividades foi revertida graças a reivindicação e postura intransigente da Direção contra esta prática injusta para com a promoção do Associativismo na Universidade. A AAUL participou também em conjunto com o movimento associativo local nas manifestações do Dia Nacional do Estudante. A AAUL teve também um papel fundamental na criação do Movimento de Habitação de Abril, tendo sido a primeira estrutura subscritora do manifesto do Movimento, e tendo participado na ação de revindicação realizada no dia 24 de abril de 2023 - onde os estudantes da Universidade acamparam no jardim da alameda da Universidade de Lisboa para protestar contra os predatórios valores no acesso à habitação na cidade de Lisboa.
A AAUL foi membro organizador do Congresso da Juventude Portuguesa realizado em Lisboa em outubro de 2022 - que contou com uma série de oradores relevantes do movimento associativo nacional. Continuou a manter-se uma intervenção ativa no Senado da Universidade de Lisboa e marcou presença em todos os ENDAs realizados ao longo do mandato (Lisboa, Aveiro, Vila do Conde e Porto respetivamente). Foi possível também colaborar numa série de iniciativas com o Conselho Nacional da Juventude tendo a AAUL apoiado na organização da conferência "Dizer Presente ao Futuro" que contou com a presença do Ministro da Educação e na organização de uma campanha de recolha de sangue na nossa sede no Caleidoscópio - evento que contou com a participação da Associação Académica de Lisboa e com a Federação Académica de Lisboa.
No final do mandato a Associação Académica da Universidade de Lisboa encontrava-se numa posição estável do ponto de vista financeiro, com uma série de Associações de Estudantes em processo de vinculação à estrutura, com um trabalho reconhecido local e nacionalmente, assim como com uma presença muito mais significativa nos Órgãos Universitários (na sequência das eleições de maio de 2023) - Senado e Conselho Geral.
"Renovadas as gerações, a essência do estudante de há 50 anos perdura no nosso espírito. É nossa responsabilidade, enquanto jovens e estudantes, empenharemo-nos na idealização de um mundo melhor e empregar todo o nosso fôlego juvenil na construção desse futuro.
As bandeiras que empunhamos hoje são claras e demonstram o futuro que almejamos:
Um futuro em que o sonho de um Estudante em prosseguir os seus estudos não seja dissolvido pela sua situação socioeconómica;
Um futuro em que cada estudante se sinta seguro, livre de assédios ou discriminações de qualquer ordem.
Um futuro onde os problemas de saúde mental sejam encarados com seriedade e onde as soluções ativas para esta problemática sejam efetivamente aplicadas.
Um futuro onde as preocupações com a sustentabilidade sejam levadas a sério, pois é de um problema sério que se trata.
Um futuro onde o ensino superior não seja visto apenas com um gasto orçamental, mas sim como um investimento. E a educação seja realmente encarada como um motor para evolução do nosso país.
Acima de tudo, um presente com perspetiva de futuro para todos, construído com todos. E enquanto assim não for, podem ter a certeza que não descansaremos, porque o papel do estudante é nunca se acomodar."
Discurso de Tomada de Posse de José Afonso Garcia