Miguel de Sousa Afonso
Escola: FDUL
Mandato 2021-2022
Miguel de Sousa Afonso é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo frequentado posteriormente o Mestrado em Direito Administrativo na mesma escola. Foi colaborador da AAFDL antes de assumir a Vice-presidência da Coordenação Geral da AAUL no mandato de 2020/ 2021.
Em outubro de 2021 Miguel de Sousa Afonso tomou posse como o 13º Presidente da Direção-Geral da Associação Académica da Universidade de Lisboa. A sua equipa foi composta por José Afonso Garcia, Tomás Antunes e António Saldanha como Vice-Presidentes da DG, assim como com Diogo Ramalho como Tesoureiro e Joice Bernardo como Secretária-Geral. A Mesa da Assembleia Magna foi presidida pela Presidente Isa Góis e o Conselho Fiscal pelo Presidente Gonçalo Silva.
O seu mandato foi marcado por um conjunto de iniciativas notáveis.
A nível de Política Educativa e Saúde foram realizados vários inquéritos e estudos - tais como em relação ao impacto da Pandemia da Covid-19 nos Estudantes da Universidade de Lisboa e um estudo sobre a Saúde Mental. A AAUL também se destacou com uma presença mais ativa em vários fóruns de discussão como o ENDA e outros plenários autárquicos, assim como uma participação mais presente no Senado da Universidade de Lisboa pela primeira vez desde a reativação da estrutura. A Direção-Geral também procurou estabelecer um clima de cooperação e trabalho conjunto com os vários representantes estudantis nos Órgãos Universitários - Conselho Geral e Senado da ULisboa.
O mandato foi marcado por mais de 30 atividades e iniciativas num espaço de 7 meses em funções. Das várias atividades é de destacar a organização do “Debate Jovem: Legislativas de 2022” que contou com a presença de todas as forças políticas com representação na Assembleia da República e pela “Semana do Emprego e Empreendedorismo”. organizada no Centro Académico do Caleidoscópio. De destacar também a organização de várias recolhas humanitárias para apoiar uma série de causas relevantes.
Uma maior dinamização das Secções Autónomas também foi registada, com a promoção do Núcleo de Estudos Gerais da Universidade de Lisboa, da Secção Autónoma de Xadrez e com a construção das bases de futuras secções – como a Secção Autónoma de Voluntariado na ULisboa. Também se expandiu o leque de parcerias da AAUL tendo assinado protocolos com diversas instituições e empresas. De destacar a promoção dos vários meios de comunicação da Associação com crescimento em todas as plataformas foco, através de estratégias e campanhas executadas.
Ao longo do mandato a sua DG reuniu com os vários partidos políticos e parceiros sociais de forma a exclamar exclamar as vontades e necessidades dos estudantes. Tendo sido também possível a renegociação e consequente pacificação dos encargos financeiros mais significativos contraídos em mandatos transatos da AAUL.
O mandato foi caracterizado por uma credibilização da estrutura da AAUL no seio do Movimento Associativo através de uma aproximação da AAUL às demais AE’s da ULisboa, com o reconhecimento por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da AAUL enquanto Federação de Estudantes e o restabelecimento do financiamento da AAUL por parte do IPDJ pela primeira vez desde 2016.
Tendo assim cumprido o desígnio inicial de Erguer, Efetivar e lançado as bases para a Evolução da AAUL.
Após a conclusão do seu mandato Miguel de Sousa Afonso veio a assumir a presidência da Mesa da Assembleia Magna e Conselho Geral da AAUL para o mandato de 2022 - 2023 e foi posteriormente eleito representante dos estudantes no Conselho Geral da Universidade Lisboa na sequência das eleições de maio de 2023.
“Permitam-me que estabeleça a derradeira e fundamental premissa para a concretização do nosso sonho e da nossa missão: o espírito de Confiança. A nossa confiança. A vossa confiança.
A nossa confiança num futuro melhor, nos nossos estudantes, na nossa estrutura, na nossa Universidade, na nossa comunidade.
Mas sobretudo a confiança daqueles que por nós são representados e daqueles que connosco partilham a honrosa tarefa de defender os direitos dos nossos estudantes.
A Confiança destes no nosso sonho, na nossa determinação, na nossa existência”
– Discurso de Tomada de Posse de Miguel de Sousa Afonso.