top of page
Mensagem do Presidente da Direção-Geral

Caras e Caros colegas


Iniciei o meu percurso na Associação Académica da Universidade de Lisboa em 2021, num período conturbado da nossa história, onde o presente era instável e o futuro incerto. Com o esforço de muitas dezenas de dirigentes a AAUL conseguiu assegurar o seu direito ao futuro. Foi possível erguer e efetivar. Foi possível começar a evoluir.


Ao longo dos últimos dois anos vi esta Associação crescer em dimensão e reconhecimento. Com muita força e determinação, soubemos ultrapassar todos os obstáculos que naturalmente se impuseram ao longo do nosso caminho. Nunca nos privamos de bater o pé quando necessário e soubemos sempre estar à altura dos grandes desafios dos nossos tempos. 


Os últimos anos ensinaram-nos muito. Percebemos agora melhor do que nunca a necessidade de reforçar o nosso modelo de organização interno. Percebemos agora melhor do que nunca o papel fundamental que a nossa Associação tem no ecossistema da nossa Universidade. 


A AAUL não pode nem deve ser uma estrutura monotemática. Deve ser uma Académica completa, deve ser uma força determinante na intervenção política no meio associativo e simultaneamente ser um veículo para a construção do sentimento identitário dos estudantes da nossa Universidade. Sentimento esse que só poderemos cultivar com a realização de atividades recreativas, científicas e culturais que dêem um valor acrescentado à jornada dos nossos estudantes pelo Ensino Superior. 


Que construamos pontes onde antes se ergueram os muros. E juntos caminharemos para a construção de uma identidade estudantil, unida na sua diversidade.

 
A AAUL tem que representar a militância da juventude na defesa do ensino, da união e da liberdade. A AAUL tem de ser uma força liderante na construção do amanhã. Nunca pode perder a sua vertente sonhadora e holística. Os novos tempos exigem de nós a capacidade de antecipar, preparar e dinamizar a mudança. Este é um tempo de potenciais ameaças que devem ser transformadas em novas oportunidades de crescimento. Só assim é possível afirmar a AAUL como um agente de renovação e de transformação não só na Academia mas também na sociedade.


A Universidade de Lisboa é caracterizada pela sua diversidade. Somos uma universidade, composta por 18 casas distintas, com problemas e realidades muito plurais – que necessitam de uma resposta personalizada que só as várias AE’s locais podem dar. Existem contudo problemas coletivos que necessitam de uma resposta global. E é para fazer face a estes desafios que os nossos fundadores decidiram erguer a nossa Associação. E é nesse sentido que iremos procurar intervir. 


O caminho não será isento de dificuldades. A missão não é fácil. Mas, se fosse, certamente não seria para nós. Todos estamos convocados a dar os nossos contributos. A AAUL deve procurar reinventar-se a ela própria, num ato de respeito com o seu passado e com o seu futuro. Preparar a AAUL para o futuro é o principal desafio que enfrentamos. 


A Associação Académica da Universidade de Lisboa é a estrutura representativa dos interesses de todos os estudantes da Universidade de Lisboa globalmente considerados. A casa  de todos aqueles que, tal como nós, com liderança e visão, querem prestar o seu serviço e dar o seu contributo para que os próximos possam herdar uma AAUL, uma Universidade, uma geração e um país melhores! Façamos para que daqui por 16 anos, confrontados com uma Academia, uma Cidade e um país que hoje tenhamos ajudado a transformar, os que vierem a seguir possam olhar para nós com o mesmo orgulho com que nós hoje olhamos para os que nos antecederam.
Ontem Avançámos a Academia. Hoje chegou a hora de a Cumprir.

Diogo Ferreira Leite, 

Presidente da Direção-Geral | AAUL

Photoroom_004_20240530_115414.jpg
bottom of page